12.3.09

Memória


Domingo, 08/03/2009, 09:42h

Tamanho da Fonte: +A -A

Dia da Mulher é celebrado com arte

Em memória do sofrimento vivido por tantas mulheres durante a ditadura militar, o Museu Casa das Onze Janelas mostra hoje em seu espaço uma interferência da artista Lúcia Gomes. A atividade faz parte de um conjunto de ações que visam homenagear o dia Internacional da Mulher e ficará em exposição durante todo o domingo.
A obra da artista está inscrita numa proposta em que as performances e ações públicas criam uma relação em que o espectador se transforma em participante ao entrar em contato com os procedimentos da artista. As experiências propostas têm origem nas preocupações sócio-ambientais e políticas da artista, que irão se adensar no campo da arte.

As interferências culturais serão realizadas no Museu Casa das Onze Janelas, banheiro do Bar do Parque, banheiros da Praça da República e banheiros públicos de Quatipuru. Serão colocadas diversas fotos nestes locais que remetem a questão da ditadura militar.

A interferência é uma referência às atrocidades cometidas pela Ditadura de 1964- 1985. Um período de terror na história brasileira, iniciada com golpe militar do dia 31 de março de 1964.

Décadas já se passaram e até hoje os arquivos da ditadura militar no Brasil ainda não foram esclarecidos. A interferência artística “1964DITADURA1985” faz parte do projeto “aBRa” que através da arte, fortalece os pedidos de abertura dos arquivos das torturas, perseguições, execuções sumárias, torturas psicológicas, estupros, suspensão dos direitos democráticos em nosso País. (Diário do Pará)

Nenhum comentário: